Memorial



Registro dos nossos antepassados na Hospedaria do Imigrante

Vapor: Plata
Data da Chegada: 04/02/1888
Livro: 008     Página: 157


Registro dos nossos antepassados na Hospedaria do Imigrante

Hospedaria do Imigrante

Memorial do Imigrante


A Hospedaria do Imigrante, hoje Memorial do Imigrante e Museu do Imigrante, abrigou por muitos anos, os imigrantes que desembarcavam em Santos e faziam ali uma parada de adaptação, até seguirem para os locais que sonharam encontrar.

O Memorial do Imigrante foi criado para reunir e preservar a documentação, memória e objetos de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de esperança, aventuras, fortuna ou simplesmente fugindo de uma situação difícil nas suas pátrias de origem. Instalado em um dos poucos edifícios centenários da cidade de São Paulo, o museu ocupa parte da antiga Hospedaria, um imponente complexo construído entre 1882 e 1888 no bairro do Brás, com finalidade de receber e encaminhar ao trabalho os imigrantes trazidos por conta do governo.

De 1882 a 1978, passaram por ali mais de 60 nacionalidades e etnias, todas devidamente registradas em livros e listagens.

Eram atendidas cerca de 3 mil pessoas por vez e, em casos extremos, até 8 mil.

Se você é de São Paulo ou está em São Paulo, o passeio é obrigatório e cada minuto que você, descendente de estrangeiro imigrante, passar lá dentro, valerá anos de memória dos seus antepassados. O memorial do Imigrante é uma justa homenagem aos homens e mulheres que, com seus sonhos, vontade de vencer e muito trabalho, transformaram São Paulo e o Brasil.

Museu do Imigrante